Prioridades Na Vida Para A Geração De Hoje
A minha prioridade é construir um amanhã que me possa fazer ter o orgulho de hoje!
Na lista das prioridades podemos ter: formação, saúde, emprego, casamento, filhos, família e amigos. Deu para ver que em nenhum momento citou-se o dinheiro, mas infelizmente é colocado e em primeiro lugar para asseverar as coisas no pior.
Um dilema que muitos levam de ânimo leve é com certeza o estabelecimento de prioridades. Uma coisa é saciar as necessidades imediatas e outra bem diferente e necessária é determinar e planear aquilo que pode propiciar um "amanhã" auspicioso. Esta é uma realidade clara e evidente na juventude e, em poucos adultos que fizeram más escolhas no passada.
O desejável ou a utopia de um crescimento em termos pessoais e não só, é que o indivíduo nasce, cresce, forma-se, trabalha e depois constitui família, não importa aqui a evolução biológica (nascer, crescer, reproduzir e morrer). Infelizmente não passa disso mesmo, uma utopia, pois se na cabeça dos indivíduos o estudar ainda constituir uma "obrigação" dos pais ou institucional e não uma vontade individual de aprender e melhorar sua vida, ainda estaremos entregues num mundo onde as pessoas passam todo tempo nas costas dos outros.
Algumas pessoas como forma de escapar à escola engravidam cedo (meninas) com alguém que já está estabelecido e de preferência que tenha carro, para gingar (nas amigas). Por isso, verifica-se primeiro uma violação no que concerne às leis, pois constitui-se uma família com uma menor e, em segundo verifica-se um ambiente familiar de "senhor e serva", com uma constante tónica de diminuir-se a pessoa que desistiu da escola e dando a entender que ela é inferior e que não pode ter voz activa no lar, ademais, é nestes casos que se verifica maior parte dos casos de violência doméstica. Assim, infelizmente já tarde, começam a pensar no retorno à escola.
Os rapazes assim como as raparigas tendem com maior incidência a viver àquilo que é a moda, preocupam-se tanto que fazem de tudo para estar nesse meio. Comprar roupas constantemente não é fácil e nem barato, por isso recorrem a quem tem, significando que precisam dar alguma coisa em troca, o seu corpo, o que pretendo dizer com isto é que hoje a prostituição tomou proporções globais alarmantes e que podemos ver em qualquer lado. Hoje a prostituição está em todas as esferas da sociedade e visa por exemplo, conseguir uma vaga de emprego, promoção de cargo, aquisição de bens (telemóvel, roupas, carro, etc), pagamento de propinas escolares, assim por diante. E Infelizmente existe a outra vertente, o dinheiro fácil, a criminalidade para sustentar a imagem criada diante da sociedade, escondendo o vazio que existe dentro de cada um.
Reflictamos nas seguintes questões: o que é mais importante na vida? Dinheiro? Muitos dirão que sim, mas seus argumentos limitar-se-iam muito num detalhe: que seria para agradar na maioria os outros (homens ou mulheres e falsos amigos); e poucos dirão que não mas depois colocados em um debate mais profundo poderão mudar de ideias colocando um "porém". O amor? Amigos? Família?...
Se alguém tivesse muito dinheiro e tivesse companhia de ninguém, sentir-se-ia realizado? E se tivesse todo amor do mundo com os seus, porém a passar as piores necessidades, sentir-se-ia feliz? E se tivesse dinheiro e "amigos" que estivessem aí por causa desse dinheiro, com a certeza que se o perdesse eles também desapareceriam, seria realizado e feliz?
O que acontece portanto, é que fazemos coisas que satisfaçam mais aos outros e menos a nós, porque não temos objectivos pessoais que não passem por pedir ou extorquir. Passamos a vida a agradar a audição e a vista dos outros e esquecemos de nós mesmos. Cada um deve traçar suas metas e estar ao lado de quem converge com os tais ideais, pois o que tem acontecido muito é que nos relacionamos com pessoas que se relacionam com o que temos (seja beleza ou dinheiro) e não o que somos ou podemos vir a ser.
Os amigos e familiares são um elemento importante na vida, pois deles temos companhia e amor incondicional, verdadeira ternura e fraternidade.
Quando pensa-se em construir casa, formar um lar e criar um negócio, não se pensa só no presente, pensa-se num legado para outra geração. Não podemos pensar só em nós, antes de mais devemos pensar em garantir o bem-estar dos que virão, pois são a nossa responsabilidade e nosso futuro. Desta feita, fazemos com que eles também tenham esse espírito de lutar por si mas não apenas para si.
Menina ou mulher não dependa de homem, tenha sonhos pessoais, evite ser escrava de desejos e de viver prostrada nos pés dele. Procure um companheiro e não um patrão para a sua vida...
Em suma, "sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir-se" (Augusto Cury).
Arnaldo Sumbane
todo ser humano precisa estabelecer prioridades, mas tomando em ponto fulcral a sua determinação e foco como guia. Primeiro trabalho e depois o sucesso vem por si.
ResponderEliminarIndeed meu caro, estamos perante um mundo de indecisos e de pessoas que não conseguem ter foco na sua vida, seja na academia, nas relações conjugais, fraternais, assim por diante. Metemos os pés pelas mãos, embrulhamos actividades sem norte...
ResponderEliminar